O navio Costa Diadema encerrou a temporada nacional de cruzeiros de 2022 nesta segunda-feira (18), com saída do Porto de Santos, no litoral de São Paulo. Após uma série de restrições e pausas, por conta da pandemia, o setor comemora o 'respiro' diante da flexibilização, no início de março. A próxima temporada de cruzeiros na costa brasileira terá início no dia 29 de outubro.
Em nota, o Terminal Concais frisou que, durante a paralisação, manteve-se pronto para a retomada durante todo o período. A previsão inicial da temporada era de que 237 mil cruzeiristas embarcassem em Santos, mas, com a paralisação, 38 escalas foram suspensas, o que reduziu essa quantidade em 42%.
Conforme a assessoria do Concais, para a próxima temporada, serão cinco navios de cruzeiros em operação no Porto de Santos, com 102 atracações já confirmadas. A expectativa é de 280 mil embarques de passageiros.
Suspensão
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendou a suspensão temporária dos cruzeiros devido a surtos de Covid a bordo. A temporada 2021/2022 iniciou em 5 de novembro de 2021, parou em 4 de janeiro e retornou somente no dia 5 de março, com uma série de protocolos a serem seguidos.
De acordo com a Associação de Navios de Cruzeiros Marítimos (CLIA), os cancelamentos afetaram 45 mil pessoas ao longo da temporada.
Costa Diadema
Construído no ano de 2014 e comportando até 4.526 passageiros, o Costa Diadema encerrou esta temporada de cruzeiros com uma viagem de 18 dias à Itália como destino final, passando pela Espanha. A partida ocorreu na noite desta segunda-feira, no Porto de Santos.
Fonte: G1 Santos
Comments