top of page

Temporada de cruzeiros chega ao fim e movimenta mais de 1 milhão de passageiros e R$ 804 milhões na economia do litoral de SP

A temporada de cruzeiros marítimos 2023/2024 do Porto de Santos, no litoral de São Paulo, ficará marcada como a melhor dos últimos 12 anos, segundo o Concais, que administra o Terminal Marítimo de Passageiros Giusfredo Santini. Isso porque o número de passageiros que passou pelo local ultrapassou a marca de 1 milhão.


O último navio da temporada de Santos, o Costa Favolosa, deixou o Porto de Santos nesta sexta-feira (3) com destino ao Rio de Janeiro. Depois, ele segue para Salvador, Recife e tem paradas na Europa, sendo o destino final Amsterdã, na Holanda.


Com 153 escalas e operação de 16 navios (sete de escalas regulares e nove de trânsito com turistas estrangeiros), a temporada 2023/2024 foi a segunda maior em número de passageiros de toda a história de 25 anos do Concais. Ela perde somente para a de 2010/2011, quando 1.120.830 pessoas passaram pelo terminal.


Do total de passageiros desta temporada, 73,9 mil foram cruzeiristas em trânsito, ou seja, que desembarcaram para conhecer a cidade e retornaram para a viagem no fim do dia. Cerca de 81% deles foram turistas brasileiros e 19% são de estrangeiros que cruzaram o oceano em navios exclusivamente de trânsito.


Economia


A movimentação de passageiros gerou um impacto significativo na economia da Baixada Santista, com valor estimado em R$ 804,2 milhões.


De acordo com o Concais, os números evidenciam que os cruzeiros fazem parte da vida dos moradores do litoral paulista. E o valor ainda pode aumentar.


“Se considerarmos outros tributos, como a movimentação de tripulantes, impostos e combustível, esse valor pode ultrapassar um bilhão", informou o gerente de operações do Concais, Javier Humberto Carnevale, em nota divulgada pelo terminal.


Temporada 2024/2025


Com início prevista para outubro deste ano, a temporada brasileira 2024/2025 contará com os navios da MSC Seaview, Grandiosa, Orchestra e Armonia. Além disso, o MSC Poesia realizará embarques na Argentina para itinerários regulares rumo a destinos nacionais. Já a Costa Cruzeiros deve operar em águas brasileiras com três navios: Diadema, Favolosa e Pacifica.

































Fonte: G1

Comentarios


bottom of page