top of page

Startups multiplicam em busca de soluções logísticas nos portos

Um estudo inédito aponta que há 528 startups em operação nos setores marítimo e portuário, distribuídas entre 45 países de cinco continentes. O Brasil ocupa o oitavo lugar no ranking com 22 empresas de tecnologia que desenvolvem soluções para a cadeia logística e portos. Realizado pela Wilson Sons, o Mapeamento de Startups Marítimas e Portuárias constatou que as duas principais tecnologias utilizadas são big data e inteligência artificial.

O levantamento foi divulgado na última semana, durante a 27ª Intermodal South America 2023, em São Paulo, e elaborado com o apoio do Cubo Maritime & Port, iniciativa do Cubo Itaú em parceria com Wilson Sons, Porto do Açu e Hidrovias do Brasil.

Conforme o mapeamento, os Estados Unidos lidera o ranking, com 81 startups, o equivalente a mais de 15% do total de empresas identificadas. Completam o top 10 Israel, Singapura, Reino Unido, Holanda, Alemanha, Dinamarca, Brasil, França e Espanha.

A maioria das empresas mapeadas pelo estudo oferece soluções para gestão e monitoramento de frota (155), seguidas das que apoiam frete e comércio internacional (147), para serviços especializados (93), gestão de portos e terminais (64), cibersegurança e sustentabilidade (50) e construção e manutenção naval (18).

De acordo com o estudo, 214 das shiptechs mapeadas (mais de 40% do total) desenvolvem soluções com uso de big data e analytics. E a inteligência artificial/machine learning, com 85 startups, fica em segundo entre as principais tecnologias, à frente de internet das coisas, sensores e monitoramento (83).

SOLUÇÕES LOGÍSTICA

O CEO da Wilson Sons, Fernando Salek, observou que as startups encontraram um nicho de mercado para soluções logísticas no transporte marítimo do comércio internacional.

“A relevância econômica do setor, atrelado a seus conhecidos desafios operacionais na gestão, coordenação e segurança das atividades de navegação e atracação, vem chamando a atenção de startups e empreendedores mundo afora. Tal fato é evidenciado pela proliferação voltadas para a nossa indústria nos últimos anos”.

Atualmente, de acordo com a Organização Mundial do Comércio (OMC), entre 80% e 90% de todos os produtos comercializados no mundo são transportados pelo modal aquaviário, perfazendo cerca de US$ 5 trilhões em valor agregado.

“Vivemos um momento inédito, em que a adoção de novas tecnologias permitirá tornar as operações nos portos e o transporte aquaviário de carga cada vez mais eficientes, seguros e sustentáveis. Precisamos aproveitar essa oportunidade e traduzir o momento em ganhos de eficiência e uma atuação mais sustentável, promovendo o surgimento, o desenvolvimento e a proliferação de startups, com soluções de impacto à indústria”, afirmou o diretor de Transformação Digital da Wilson Sons, Eduardo Valença.

Valença destacou a importância do mapeamento. “Decidimos lançar este estudo ao mercado porque entendemos que transformações consistentes passam pela busca permanente de inovação, adoção de novas tecnologias e também pela cooperação com nossos stakeholders e a sociedade em geral”, salientou.










Notícias

10/03/2023 - 11h41 Startups multiplicam em busca de soluções logísticas nos portos Fonte: A Tribuna

Comments


bottom of page