top of page

SP anuncia plano de desenvolvimento econômico e firma coalizão com o Santos Export

O secretário de Desenvolvimento Econômico (SDE) do Estado de São Paulo, Jorge Lima, apresentou ontem o plano estratégico da pasta para o crescimento da economia paulista. A explanação ocorreu durante um encontro com empresários no Centro de Difusão Internacional da Universidade de São Paulo (USP), na cidade de São Paulo. Uma de suas principais ações é formar coalizões com entidades empresariais para o desenvolvimento estadual. Serão 16 parcerias, uma em cada região macroeconômica paulista.

Na Baixada Santista, onde fica o Porto de Santos, o principal do País, foi firmada uma aliança com o Brasil Export, principal fórum de debates sobre logística, transportes e infraestrutura do Brasil. A partir desse acordo, o conselho do Santos Export, uma de suas edições regionais, participará da coalizão.

O envolvimento do Santos Export foi tratado entre o secretário e o CEO do Brasil Export, Fabrício Julião, na última terça-feira (7), em Brasília. Em suas redes sociais, Jorge Lima elogiou a parceria firmada. “Agradecimento especial ao empresário Fabrício pelo apoio e o comprometimento por um São Paulo melhor”, disse.

Presidente do conselho do Santos Export e diretor-executivo do Sindicato dos Operadores Portuários do Estado de São Paulo (Sopesp), Ricardo Molitzas destacou a importância da coalizão. “Essa iniciativa e a escolha do Santos Export para o início desse trabalho de desenvolvimento econômico das macrorregiões nos deixam muito felizes e, também, com muita expectativa para as ações que serão fomentadas na nossa região, até pela gama de possibilidades que se apresentam no entorno desse gigante que é o Porto de Santos”, afirmou.

Até o presente momento, a secretaria já firmou acordos em duas regiões do estado – a de Ribeiro Preto e a Baixada Santista. O secretário Jorge Lima tem feito visitas a cidades que pertencem a algumas das regiões administrativas para que mais alianças possam ser confirmadas ao longo do mês. Os projetos visam a participação da classe empresarial e de políticos locais.

“Precisamos ter um olhar diferente para cada parte do estado, por isso vamos montar coalizões empresariais que estimulem e viabilizem projetos para o desenvolvimento local”, comentou Lima, reforçando a aproximação do setor empresarial nos programas da SDE.

Eixos estratégicos

No evento realizado na USP, que reuniu empresários, executivos e representantes de associações paulistas, o secretário expôs os objetivos da pasta baseados em quatro eixos estratégicos, sendo eles: indústria, empreendedorismo, capacitação e fomento de novos negócios.

Em relação à indústria, Jorge Lima destacou a importância da reindustrialização do estado, a atração de investimentos, transição energética e cadeia de valor. Afirmou também que o programa InvestSP terá papel fundamental, seja internamente quanto no exterior.

No pilar empreendedorismo, o secretário falou de ações que contemplem programas assertivos e inclusivos, como os focados na questão da diversidade, específicos para mulheres, negros e MEI (Microempreendedor Individual).

Quanto à capacitação, serão criados programas como o “Jovem Aprendiz Paulista”, que contribuirá com qualificação e primeiro emprego, e o “60+”, voltado para os trabalhadores acima dos 60 anos de idade.

No fomento para novos negócios, linhas de crédito dos programas Desenvolve SP e do Banco do Povo para alavancar novos negócios. De acordo com a SDE, os processos para abertura de empresas serão 100% digitais, na Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp).

Também participaram do evento Juliana Cardoso, secretária executiva, Jorge Tatino, chefe de gabinete, e a coordenadora de planejamento, Maria Julia Fodra. Pelas entidades vinculadas, Rui Gomes, presidente da InvestSP, Ricardo Dias Brito, da Desenvolve SP, e Paulo Henrique Schoueri, presidente da Jucesp. Ao final do evento, todos os coordenadores da SDE foram chamados ao palco e apresentados ao público presente.














Fonte: BE News

コメント


bottom of page