top of page

Santos vai ceder áreas no Valongo para estacionamento de futuro terminal de cruzeiros no Porto


O projeto Parque Valongo foi o principal tema de uma reunião realizada nesta terça-feira (20) entre o presidente da Autoridade Portuária de Santos (APS), Anderson Pomini, e o prefeito de Santos, Rogério Santos (PSDB), na sede da gestora do Porto, no Macuco. Um dos temas abordados foi a viabilização de um estacionamento e um receptivo a passageiros de cruzeiros marítimos, próximos à área projetada para o futuro terminal de cruzeiros, entre os antigos armazéns 1 ao 3, no Valongo.

Segundo o prefeito, a Administração Municipal está disposta a cooperar por meio da concessão de terrenos para essa finalidade. “O turismo de cruzeiros é importante para a nossa Cidade e o que a gente vem conversando com o Governo Federal é que a Prefeitura também cederá áreas para a parte de logística, estacionamento de ônibus, carros e o próprio receptivo”.

Rogério reiterou que a Prefeitura tem interesse em um receptivo dentro da área urbana e não no setor portuário, para que os passageiros dos navios tenham a possibilidade de passear pelo Valongo, andar de bonde, frequentar os restaurantes, aproveitar o comércio e visitar a Bolsa de Café. "Nesse projeto, a Prefeitura entra com a cessão de áreas para construir tanto a parte de estacionamento quanto de receptivo dos passageiros”.

O chefe do Executivo santista disse que esse projeto já é elaborado desde 2022, mas ganhou força nos últimos meses, diante das chegadas de Márcio França ao Ministério de Portos e Aeroportos e de Pomini à APS. “Que isso tudo ande o mais rápido possível, porque é fundamental para a Cidade e para o turismo nacional quando se fala de cruzeiros marítimos”.

Rogério afirmou que os investimentos nessas intervenções na área urbana do Valongo virão do “pacote de até R$ 1,6 bilhão, do Governo Federal, a ser destinado à construção do Terminal de Passageiros”. No projeto do Parque Valongo, a Autoridade Portuária ficará responsável pelas áreas dos antigos armazéns 1 ao 3 e o 7, que será dedicado à instalação de um centro de pesquisas. Já à Prefeitura foram cedidos os antigos armazéns 4, 5 e 6, onde será construído o Parque Valongo.

Por sua vez, Pomini ressaltou que, no projeto da transferência do Terminal de Passageiros para o Valongo, a Autoridade Portuária já vislumbrava a necessidade de uma efetiva participação da Prefeitura, "pensando exatamente em como receber os milhares de turistas que farão uso dos serviços do Concais, já que na região atual (Outeirinhos) há um problema seríssimo de estacionamento”.

O Concais, vale lembrar, possui contrato de arrendamento para a gestão do Terminal de Passageiros do Porto de Santos, atualmente localizado em Outeirinhos, até 2038.
















Fonte: A Tribuna

Comments


bottom of page