top of page

Santos: começam obras de melhoria na Avenida Perimetral

A Santos Port Authority (SPA), a Autoridade Portuária de Santos, iniciou, no último dia 23, as obras de melhoria da infraestrutura viária na Avenida Perimetral da Margem Direita do complexo marítimo, no trecho compreendido entre o Viaduto Paulo Benevides e a empresa Brasil Terminal Portuário, na região da Alemoa.

A obra deve ser concluída até novembro do ano que vem, com um investimento de mais de R$ 20 milhões. O projeto prevê a readequação do sistema viário, aproveitando o traçado existente, além da reestruturação do sistema de microdrenagem da região. As obras também contemplam a implantação de um novo sistema de iluminação e sinalização viária.

Estão previstas mudanças no tráfego de veículos de acordo com os avanços das obras. No momento o estágio está voltado para limpeza do local, mobilização de máquinas e trabalhadores. Conforme as etapas avançarem, a SPA informará as modificações no trânsito que serão necessárias.

A obra vai começar pela readequação do sistema viário, aproveitando o traçado existente. Posteriormente seguirá para reestruturação do complexo de microdrenagem e implantação do novo sistema de iluminação e sinalização viária.

O objetivo é racionalizar e dar maior fluidez de tráfego aos veículos transportadores das cargas movimentadas nas atividades de exportação e importação do Porto de Santos.

Canal de drenagem

A obra contempla ainda a construção de um canal de drenagem, em substituição à vala de drenagem existente, para que a capacidade de vazão seja maior e, consequentemente, o escoamento das águas pluviais da rede municipal melhore.

As obras estão amparadas pela Licença de Instalação nº 1382/2021, expedida pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis).

Entre outras condicionantes, no âmbito da licença está contemplada a realização de fiscalização periódica das intervenções com a execução do Programa de Gestão Ambiental de Construção, que é um instrumento gerencial para o monitoramento ambiental das atividades potencialmente impactantes da obra.

Por meio dele está prevista a realização de controle das emissões atmosféricas e de erosões, de monitoramento de resíduos sólidos e efluentes, dentre outras ações.









Fonte: BE News

Comments


bottom of page