top of page

Santos assina pacto de metas para o desenvolvimento sustentável até 2030

A cidade de Santos, no litoral de São Paulo, assinou na última quarta-feira (27) um pacto de metas para o desenvolvimento sustentável até o ano de 2030. Os programas Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e Participação Direta nos Resultados (PDR) têm como objetivo fazer com que a sociedade e o poder público desenvolvam ações e garantias para cumprir o que foi estipulado. A cerimônia de lançamento aconteceu na Associação Comercial de Santos (ACS).

Durante a reunião, o prefeito Rogério Santos (PSDB) disse que os programas representam um grande avanço para a cidade e assinou uma proposta de emenda à Lei Orgânica do município, onde prevê que os programas sejam inseridos de forma definitiva no artigo 67.

Com a proposta, a agenda municipal agora conta com 17 objetivos, 169 metas e 232 indicadores. Os desafios são divididos por cores, de acordo com seu grau de implementação: verde (atingido), amarelo (há desafios), laranja (há desafios significativos) e vermelho (há grandes desafios).

Entre os itens já alcançados por Santos estão 'água potável e saneamento', 'energias renováveis e acessíveis', 'produção e consumo sustentáveis', 'ação climática', 'proteção à vida marinha' e 'parcerias para a implementação dos objetivos'.

Itens como 'erradicação da pobreza' e 'indústria, inovação e infraestrutura' estão na categoria de cor amarela, enquanto 'igualdade de gênero', 'trabalho digno e crescimento econômico' e 'cidades e comunidades sustentáveis' estão representados pela cor laranja.

Entre maiores desafios, que constam na cor vermelha, estão os selos de 'erradicação da fome', 'saúde de qualidade', 'educação de qualidade', 'redução das desigualdades', 'proteção à vida terrestre' e 'paz, justiça e instituições eficazes'.










Fonte: G1

Comments


bottom of page