A movimentação de cargas no Porto de Santos no primeiro trimestre registrou crescimento de 9,6% sobre o mesmo período do ano passado, somando 38,7 milhões de toneladas, a melhor marca para o período. O desempenho elevou a participação do complexo portuário de Santos na corrente comercial brasileira para 29,7%, melhor patamar para o primeiro trimestre desde 2016.
As exportações responderam por 27,7 milhões de toneladas e as importações, por 10,9 milhões de toneladas, registrando aumentos de, respectivamente, 11,3% e 5,7%.
“O crescimento da movimentação de cargas no primeiro trimestre bem como o avanço do porto na participação das trocas comerciais brasileiras reforçam a necessidade de acelerar investimentos para estarmos à frente da demanda, que cresce bem acima do PIB. Com o pacote de leilões de áreas que definimos, estamos no caminho certo para prover com eficiência as necessidades do comércio exterior, que tem em Santos seu principal ativo de infraestrutura”, afirma o diretor de Operações da Santos Port Authority (SPA), Marcelo Ribeiro.
Apesar do resultado do trimestre, em março houve redução de 0,1% na movimentação na comparação anual — para 15,14 milhões de toneladas. Mas março de 2021 registrou a maior marca mensal histórica do porto, numa base de comparação muito alta.
Entre as cargas de exportação, a soja em grãos, carga de maior volume movimentada (9,6 milhões de toneladas), registrou aumento de 21,2% sobre a mesma base trimestral. A celulose veio em seguida (1,9 milhão de toneladas), com crescimento de 67,8%. A carga de milho (1,2 milhão de toneladas) obteve 102,4% de alta. A movimentação de farelos (1,9 milhão de toneladas) aumentou 36,9% de aumento. E carne foi responsável com 597 mil toneladas movimentadas, crescimento de 62%.
O fertilizante foi o destaque nas cargas de importação, apontando crescimento de 27,6% no trimestre e totalizando 2,3 milhões de toneladas.
A carga conteinerizada totalizou 1,16 milhão de TEUs no trimestre, 3,4% abaixo do 1,2 milhão de TEUs consolidados no mesmo período do ano passado.
Os granéis sólidos (19,5 milhões de toneladas) apresentaram aumento de 17% no trimestre, refletindo o bom desempenho do complexo soja, milho e fertilizantes, destacando-se como a melhor marca para o período.
Os granéis líquidos somaram 4,5 milhões de toneladas, alta de 2,9% no acumulado do ano, registrando, também, a maior marca para esse período.
O fluxo de navios envolveu 1.224 atracações, 4,1% acima do verificado no primeiro trimestre do ano passado.
Balança Comercial – Do total das trocas comerciais que passaram por Santos no trimestre, 32,2% tiveram a China como parceiro. São Paulo se manteve como o Estado com maior participação nas transações comerciais com o exterior por meio do complexo santista (52,2%).
Fonte: Portos e Navios
Commentaires