top of page

Ordem para obras do Aeroporto de Guarujá está prevista para fevereiro

O município de Guarujá (SP) vive a expectativa para a assinatura da ordem de serviço que permitirá o início das obras da primeira fase do Aeroporto Civil Metropolitano, que será instalado dentro da Base Aérea de Santos. De acordo com a Força Aérea Brasileira (FAB), a liberação está prevista para ocorrer em fevereiro.

 

Inicialmente, a Prefeitura de Guarujá havia informado ao BE News que aguardava um posicionamento do Comando da Aeronáutica (Comaer) para poder fazer a ordem de serviço a respeito das obras do novo terminal.

 

A Força Aérea afirmou, em nota, que a portaria que dispõe sobre o Zoneamento Civil-Militar do Sítio Aeroportuário da Base Aérea de Santos (SBST), a qual previa a implantação do Aeroporto Civil Metropolitano do Guarujá, perdeu a sua validade por decurso do prazo.

 

Ainda de acordo com a organização militar, a nova portaria está sendo providenciada pelo Comaer e também pela equipe da Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC). O documento se encontra sob análise da SAC.

 

A partir da assinatura e publicação desta portaria, fica permitido o início das obras por parte da Prefeitura, que fez a contratação de uma empresa por meio de edital de licitação.

 

No mês passado, o prefeito da cidade, Válter Suman (PSDB) cumpriu agenda em Brasília antes do período de recesso na Capital Federal, onde foram discutidas ações para agilizar a burocracia junto à SAC.

 

Também no mês passado, o secretário de desenvolvimento econômico e portuário de Guarujá, Leonardo Gazillo, se reuniu com a secretária-executiva do Ministério de Portos e Aeroportos, Mariana Pescatori, e discutiram o plano de ações e o cronograma de obras.

 

No mês de outubro, durante visita ao Porto de Santos, o ministro Silvio Costa Filho anunciou que a ordem de serviço do aeroporto aconteceria no mês de dezembro.

 

Licitação

 

A Prefeitura de Guarujá homologou a empresa vencedora da licitação referente à primeira fase de obras do Aeroporto. A empresa vencedora foi a Terracom Construções Ltda, que apresentou o valor de proposta de R$ 19 milhões, atendendo todas as exigências.

 

Após a execução dos serviços, prevista para durar seis meses, conclui-se a implantação da primeira fase, que permitirá pousos e decolagens de aeronaves para até 72 passageiros (jatinhos e turboélices).

 

Segundo a Prefeitura, a operação para pousos e decolagens no terminal está prevista para acontecer no final de 2024.


 













Fonte: BE News

Comentários


bottom of page