O Órgão de Gestão de Mão de Obra do Trabalho Portuário do Porto Organizado de Santos (Ogmo/Santos) abrirá processo seletivo privado para ingresso de trabalhadores portuários avulsos na categoria Estivadores. Serão 300 vagas imediatas e 300 vagas em lista de espera. Isto será possível após a assinatura de uma nova Convenção Coletiva de Trabalho no dia 24 de setembro entre o Sindicato dos Operadores Portuários do Estado de São Paulo (Sopesp) e o Sindicato dos Estivadores do Porto de Santos, São Vicente, Guarujá e Cubatão.
Todo o processo será organizado e conduzido pelo IDCAP (Instituto de Desenvolvimento e Capacitação), instituição especializada na realização de processos seletivos privados e concursos públicos. Os candidatos, homens e mulheres, maiores de 18 anos, deverão ter concluído o Ensino Fundamental (9º ano), dentre outros pré-requisitos que serão divulgados no edital de abertura do certame. Também deverão comprovar a capacidade de dedicação exclusiva às atividades como trabalhador portuário avulso, não possuindo vínculo empregatício no momento da inscrição no cadastro do Ogmo/Santos.
“Parabenizamos o Sopesp e o Sindicato dos Estivadores pela assinatura dessa importante convenção, que vai proporcionar a oxigenação do sistema, mais de dez anos depois da entrada dos últimos estivadores no cadastro do Ogmo/Santos. Este processo seletivo é a continuidade de um trabalho iniciado em 2022 com a publicação de edital para processo seletivo privado para abertura de 70 vagas para a categoria de Consertadores, e posteriormente um novo processo seletivo privado para abertura de 50 vagas para a categoria do Bloco. Em ambos os processos seletivos, tivemos participação e aprovação de mulheres, que iniciaram carreira como trabalhadoras portuárias avulsas. O Ogmo/Santos incentiva a participação feminina em todos os processos seletivos”, destacou o diretor-executivo do Ogmo/Santos, Evandro Schmidt Pause.
A exemplo dos processos anteriores o processo seletivo privado para abertura de vagas no cadastro do Ogmo/Santos para a categoria de Estiva terá várias etapas, sendo: prova objetiva, prova de títulos, teste de avaliação física, teste de avaliação psicológica, apresentação de documentos e comprovação de requisitos para exercício da atividade, exame médico e curso de formação profissional do trabalho portuário.
A renda do trabalhador portuário avulso é variável e fruto da quantidade de períodos trabalhados por cada trabalhador em determinado mês, multiplicado pela remuneração paga por cada operador portuário para cada período, o que é definido nos Acordos Coletivos de Trabalho firmados entre o Sindicato dos Estivadores e os Operadores Portuários do Porto de Santos.
A média de remuneração mensal dos trabalhadores avulsos da categoria dos Estivadores Cadastrados no Ogmo/Santos gira em torno de R$ 3.000. É importante frisar que o valor está sujeito às condições de oferta de trabalho e remuneração negociadas pelo sindicato da categoria laboral, não existindo qualquer garantia de rendimentos.
Inscrições
O edital para o processo seletivo privado para abertura de vagas no cadastro do OGMO/Santos – categoria Estiva será publicado nesta quarta-feira, dia 9, e poderá ser acessado no site do IDCAP (www.idcap.org.br). O período de inscrições se inicia no próximo dia 15, finalizando em 7 de novembro.
Fonte: BeNews
Comments