top of page

Navio encalha no Canal de Suez

Autoridade que administra o canal diz que graneleiro ficou brevemente preso, mas foi reflutuado e não afetou o tráfego pois há uma passagem paralela na seção norte do Suez.

Um navio graneleiro encalhou nesta quinta-feira (9) no Canal de Suez, uma das passagens mais importantes para o comércio mundial, no Egito.

A Autoridade do Canal de Suez (SCA, na sigla inglês) afirmou que o graneleiro ficou brevemente preso na seção norte da passagem, mas foi reflutuado e não houve impacto no tráfego.

Segundo a SCA, a embarcação sofreu um problema temporário quando atravessava o canal, mas os navios atrás dele foram desviados por um canal paralelo para que o trânsito não fosse interrompido.

O navio Coral Crystal tem bandeira panamenha e transporta uma carga de 43 mil toneladas em direção ao Mar Mediterrâneo.

Em março, o megacargueiro Ever Given bloqueou completamente o canal por seis dias e causou um congestionamento de centenas de navios dos dois lados da passagem.

O Ever Given encalhou na seção sul do Canal de Suez, onde não há uma passagem paralela, por isso acabou bloqueando completamente o tráfego.

Importância do canal

O Canal de Suez tem 193 km de extensão e é a principal (e mais curta) ligação marítima entre a Ásia e a Europa, por onde passam cerca de 12% do comércio global passa pelo local.

A alternativa é dar a volta em toda a África, pelo Cabo de Boa Esperança, o que faz o trajeto entre os portos do Golfo e de Londres ter o dobro de distância e adiciona de uma a duas semanas à viagem.

Cerca de 50 navios passam por dia pelo canal, o que representa quase um terço do tráfego mundial de navios de contêineres, e a rota concentra grande parte do petróleo transportado por mar.

Ele foi inaugurado em 1869, para ligar o Mar Vermelho ao Mediterrâneo, é uma das rotas de navio mais utilizadas do mundo e tem capacidade para receber navios gigantes de até 240 mil toneladas.


Fonte: G1

Komentarze


bottom of page