top of page

Ministro do Turismo confirma temporada de cruzeiros marítimos no Brasil após negativa da Anvisa

O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, divulgou neste sábado (2) que o Brasil terá a temporada de cruzeiros marítimos 2021/2022. A autoridade está em Dubai para participar da Expo 2020 e fez um vídeo sobre o assunto, publicado nas redes sociais. Em setembro, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou que, naquele momento, não autorizava a realização da temporada. No Porto de Santos, no litoral de São Paulo, havia a expectativa pela retomada.

“Estamos aqui em Dubai, e aqui já começou a temporada de navios de cruzeiro. Em primeira mão, estou dando a notícia, teremos cruzeiros marítimos no Brasil esse ano. A temporada está autorizada pelo governo, o presidente determinou empenho total para que nós conseguíssemos liberar, porque os navios geram em torno de 42 mil empregos no Brasil entre diretos e indiretos. Teremos uma temporada belíssima esse ano”, declarou o ministro no vídeo. Na publicação, feita às 16h42 deste sábado, ele agradece às equipes dos ministérios da Infraestrutura, Justiça, Saúde, Casa Civil e SAJ. Ainda afirma que havia acabado de mandar a portaria para publicação. Os navios esperados para 2021/22 são: Seaside, Splendida, Preziosa, Sinfonia, da MSC, e os navios Smeralda e Fascinosa, da Costa Cruzeiros.


A Anvisa havia divulgado, no dia 10 de setembro deste ano, que naquele momento não autorizava a realização da temporada de cruzeiros marítimos 2021/2022 em toda a costa brasileira. No Porto de Santos, o mais importante para embarque de passageiros do país, o Terminal Concais já havia divulgado a previsão de início da temporada para 5 de novembro.

Em nota enviada ao g1 na ocasião, a Anvisa disse que, naquele momento, não era possível autorizar a circulação de cruzeiros pelos portos brasileiros na temporada de fim de ano. A agência explicou que não era possível prever se, até o fim do ano, uma nova avaliação seria feita sobre o cenário da pandemia e a relação com as viagens marítimas no país.

Neste sábado, a Anvisa emitiu uma nova nota ao g1 sobre o assunto, confira na íntegra:


"Na noite do último sábado, dia 2/11/21, foi publicada nova portaria interministerial que dispõe sobre as regras e restrições no contexto das fronteiras. A portaria é subscrita pelos ministros da Casa Civil, da Justiça e Segurança Pública, da Saúde e da Infraestrutura.

A Anvisa segue debatendo as questões envolvendo as fronteiras e aprofundará, nos próximos dias, as discussões sobre os protocolos sanitários a serem adotados no âmbito do transporte de passageiros por meio do modal aquaviário.

A agência reitera sua manifestação no sentido de que a retomada dessa atividade - em vista dos riscos associados, e mesmo com a adoção de protocolos sanitários rígidos - deve estar condicionada à avaliação do cenário epidemiológico".


O g1 questionou o Ministério do Turismo sobre a decisão, mas não obteve retorno até a última atualização desta reportagem.

Cruzeiros na pandemia

Em março de 2020, como muitos casos de Covid-19 foram registrados dentro de cruzeiros marítimos, a temporada precisou ser interrompida, e grande parte dos navios permaneceu nos portos de origem. Tripulantes voltaram aos seus países de origem e as companhias tiveram que paralisar suas atividades.


Inicialmente, as viagens da temporada 2020/2021 começariam em janeiro de 2020, com apenas duas embarcações no Porto de Santos, considerado o principal local de saída das embarcações. No entanto, em dezembro, a operadora MSC, a única que operaria, decidiu cancelar a temporada de cruzeiros no país, e não houve saída de embarcações deste tipo no cais santista.



Fonte: G1

Σχόλια


bottom of page