top of page

Inovação israelense pode impulsionar eficiência e competitividade nos portos brasileiros

A parceria firmada entre o Grupo Tribuna e o Porto de Ashdod, de Israel, e a carta de intenções para troca de tecnologias assinada por autoridades brasileiras e israelenses têm potencial para expandir o horizonte do setor portuário brasileiro em relação a soluções para segurança da informação, cadeia logística e inovação. É com essa expectativa que retornou ao Brasil a comitiva da Missão Internacional Porto & Mar Brasil-Israel 2023.

A viagem ao país que é referência mundial em inovação, realizada entre 28 e 31 de maio, proporcionou o acesso a conhecimentos e plataformas tecnológicas que podem trazer eficiência e competitividade aos portos nacionais, especialmente o de Santos. A comitiva visitou as cidades de Tel Aviv, Ashdod e Jerusalém.

O ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, destacou a oportunidade de intercâmbio entre os dois países e a chance de trazer inovações ao Porto de Santos. Ele resumiu a viagem como “muito produtiva".

"É um povo que tem universidades públicas importantes e um porto público sensacional, com muitas novidades que serão levadas ao Porto de Santos, em especial a questão da segurança. O controle de Israel é um dos melhores do mundo, eles utilizam drones, entre outros equipamentos. Agora, com o convênio que nós fizemos com o Porto de Ashdod, vamos conseguir isso com facilidade. Faremos com que eles venham para cá e poderemos também ajudá-los lá, fazendo essa integração entre Israel e Brasil”.

Iniciando as atividades da comitiva, em Tel Aviv, no dia 28, autoridades do Brasil e de Israel assinaram uma carta de intenções para a troca de tecnologias e inovações voltadas aos setores portuário e aeroportuário nacional. Dois dos principais focos são as áreas da segurança e de mudanças climáticas. A parceria foi sacramentada no primeiro dia da missão internacional.

Assinaram o documento o ministro Márcio França; o diretor geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Eduardo Nery; o secretário de Governo de Santos, Fábio Ferraz; o presidente do Conselho de Administração do Porto de Ashdod, Shaul Schneider; e o diretor de Inovação do Porto de Ashdod, Roy Avrahami.

Já no dia 30, a Autoridade Portuária de Ashdod e o Grupo Tribuna formalizaram um acordo para a criação de uma Embaixada de Inovação de Israel em Santos. A parceria permitirá que empresas de tecnologia e startups israelenses possam entender as regras brasileiras de negócios para instalar provas de conceito nos terminais portuários nacionais.

Esses avanços fizeram o diretor-geral da Antaq, Eduardo Nery, enxergar a missão Brasil-Israel como uma "oportunidade rara para o setor portuário".

"Os acordos firmados certamente promoverão o aprimoramento dos nossos portos. O Brasil pode se tornar uma referência e chegar a ser um exportador de soluções tecnológicas inovadoras para portos do mundo inteiro. Nós, da Antaq, temos a modernização das instalações portuárias brasileiras como prioridade e não poderíamos estar mais satisfeitos com os resultados da missão".

Organizador da visita ao Oriente Médio, Maxwell Rodrigues, empresário e apresentador do programa Porto 360°, da TV Tribuna, disse que a Missão Internacional Porto & Mar Brasil-Israel 2023 teve a responsabilidade de realizar acordos que gerem frutos concretos ao Porto de Santos.

"Teremos uma embaixada de inovação com investimentos previstos pela Autoridade de Inovação de Israel em startups brasileiras. De outro lado, o Porto de Santos e as empresas que orbitam nele terão acesso às mais avançadas tecnologias de Israel. Esse acordo não atende somente ao Porto de Santos, mas a todos os portos do Brasil”.

O secretário de Governo de Santos, Fábio Ferraz, afirmou que “precisamos de startups e empresas que queiram investir e participar do Parque Tecnológico de Santos para desenvolvermos um centro de inovação de tecnologia atrelado à nossa vocação natural, que é o porto”.

Ferraz também destacou o funcionamento do Peres Center for Peace and Inovation, organização governamental fundada pelo ex-presidente, ex-premiê de Israel e Prêmio Nobel da Paz Shimon Peres (1923-2016) e visitado pela comitiva brasileira.

“É um local onde Israel organiza suas estratégias de inovação, às quais ajudaram o país e o mundo em muitos setores, na área de tecnologia, tráfego de veículos, importação e exportação e agronegócio. Espaço que serve de inspiração para aprimorarmos o nosso Parque Tecnológico e o Centro de Controle Operacional (CCO)”.

















Fonte: A Tribuna

Comments


bottom of page