top of page

História do Porto de Santos

No dia 2 de fevereiro de 1892 ocorreu a atracação do Navio inglês Nasmith no Porto de Santos, na época o cais tinha apenas 260 metros de comprimento, e da data ficou estabelecida como aniversário do porto. Contudo, a história do porto é mais antiga, as atividades se iniciaram por volta do século XVI, com o desenvolvimento da produção de café se tornou indispensável a ampliação da infraestrutura para a exportação do produto e assim se iniciou a construção do Porto.


Em 1888, buscando desenvolver as estruturas portuárias, o governo brasileiro realizou uma concorrência para exploração do Porto por 90 anos, que veio a ser ganha por José Pinto de Oliveira, Cândido Gaffrée, Eduardo PalacinGuinle, João Gomes Ribeiro de Aguilar, Alfredo Camilo Valdetaro, Benedito Antônio da Silva e Barros e Braga & Cia. Assim, em 1889, foi criada a Empresa das Obras de Melhoramentos do Porto de Santos e, em 7 de novembro de 1890, foi assinado o Termo de Concessão, com a criação da Companhia Docas de Santos (CDS).


A partir de então a administração do Porto de Santos passou a ser exercida pela Companhia Docas do Estado de São Paulo — CODESP, sociedade de economia mista, sob controle acionário do Ministério da Infraestrutura.


Nas últimas décadas, o Porto registrou grandes ampliações, modernizou suas instalações e incorporou novas tecnologias, operando com terminais especializados para contêineres, carga geral, granéis sólidos e líquidos. Consolidou-se, assim, como o maior complexo portuário do País, quebrando recordes consecutivos de movimentação de carga e figurando recorrentemente entre os maiores portos do mundo.





Comentários


bottom of page