top of page

Consulta pública do túnel entre Santos e Guarujá começa dia 13

A consulta pública do projeto do túnel imerso Santos-Guarujá será aberta na próxima semana. Em entrevista exclusiva para A Tribuna, na terça (5), em São Paulo, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) disse que a população poderá saber os detalhes do projeto e iniciar a contribuição com sugestões a partir do dia 13.

 

“Está tudo pronto para abrirmos essa consulta pública na semana que vem. As duas agências, Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários, na esfera federal) e Artesp (Agência de Transportes do Estado de São Paulo) estão trabalhando nisso. Dia 13 a gente abre”, disse o governador.

 

Tarcísio participou da abertura da 28ª Intermodal South America 2024, maior evento do setor portuário das Américas, no São Paulo Expo, na Capital, junto com outras autoridades (leia mais abaixo e na página A-8). Ele não deu entrevistas, mas, na saída, falou com A Tribuna.

 

A consulta pública deve estar disponível primeiramente nos sites da Artesp e da Antaq, mas estão previstas audiências públicas presenciais para explicar o projeto, tirar dúvidas e receber sugestões. Essa é uma etapa obrigatória antes do início das obras.

 

O túnel está avaliado em R$ 6 bilhões e será feito em parceria pelos governos do Estado e Federal. A ligação seca entre Santos e Guarujá está nos planos da gestão estadual desde fevereiro de 2023, quando o projeto foi qualificado no Programa de Parceria em Investimentos de São Paulo (PPI-SP).

 

A extensão total da ligação seca na Baixada Santista será de 1,5 km, por meio de um túnel imerso de 870 metros, por baixo do canal portuário.

 

O túnel será composto por seis módulos de concreto pré-modulado. Eles serão construídos em uma doca seca e transportados por flutuadores para imersão, encaixe e fixação da estrutura no leito do canal, que também terá a profundidade ampliada.

 

Notícia importante

 

O deputado federal Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), coordenador das frentes parlamentares dos Portos e Aeroportos e da Ligação Seca Santos-Guarujá na Câmara dos Deputados, participou da Intermodal junto com o governador. Ele disse que essa etapa é essencial e demonstra que o projeto está avançando.

 

“Nessa etapa de consulta pública, a sociedade vai poder opinar e projetos poderão ser apresentados. Abrir essa consulta pública é um passo que precisamos dar para, ainda este ano, publicar o edital da obra. Esse é o cronograma”, ressalta o deputado.

 

Barbosa afirma que, como presidente da frente parlamentar, está fiscalizando, cobrando e acompanhando cada etapa. “Para que a gente possa, de fato, ter a obra do túnel iniciada, que é o nosso principal objetivo”, diz.





















Fonte: A Tribuna

Comments

Couldn’t Load Comments
It looks like there was a technical problem. Try reconnecting or refreshing the page.
bottom of page