top of page

Complexo turístico do Porto de Santos será inaugurado nesta sexta-feira

Um dos principais projetos de infraestrutura turística dentro de região portuária no Brasil, o Parque Valongo terá sua primeira fase de revitalização inaugurada de forma oficial nesta sexta-feira, 5 de julho. O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, está presente na solenidade junto às demais autoridades.


A primeira fase do projeto consiste na revitalização completa do armazém 4, que futuramente poderá receber restaurantes. Também estão incluídas área para playground, roda gigante e uma vista privilegiada a partir da linha d’água do canal do Porto de Santos (SP).


Nesta semana, o BE News esteve no local das obras, que está recebendo os últimos serviços de construção e modernização, acompanhado do prefeito Rogério Santos (Republicanos). Ele contou mais detalhes e expectativas para a inauguração e a presença tanto de moradores quanto de turistas no futuro parque.


A Reportagem já pode ver as áreas de playground, as quadras de areia para práticas esportivas, a finalização da instalação da roda gigante, bem como o mirante que está sendo instalado em formato V, em homenagem ao bairro Valongo, onde, segundo historiadores, a então vila de Santos começou a se consolidar.


O Parque Valongo é mais um dos empreendimentos no mundo chamados de waterfront. Segundo o prefeito, o projeto tem características de aproximação com o porto, bem como o processo de revitalização do centro histórico do município.


“Estamos na área portuária, de linha d’água, mas que é usada dentro do conceito urbano da cidade. É um resgate principalmente daqui, onde começa a cidade de Santos. Sabemos que o porto é responsável pela economia da cidade e temos no turismo uma segunda grandeza econômica. Quando a gente traz um atrativo desses, tudo faz parte de um projeto organizado, uma operação urbana que estamos fazendo”, disse.


Após a inauguração oficial na próxima sexta-feira, a Prefeitura já confirmou que o empreendimento receberá o evento Festa Inverno a partir de 12 de julho.


“Uma festa tradicional na cidade, que ajuda diversas entidades sociais. Dentro do armazém serão colocados os restaurantes, os quiosques, onde as entidades e instituições poderão fazer a venda de seus produtos. Espaços climatizados, com sanitários, instalações de vidros para fazer a relação interna-externa do parque”, comentou o chefe do Executivo.


Uma das principais atrações, segundo o prefeito, e que já tem chamado atenção das pessoas que passam pelo Centro Histórico é a roda gigante. Com 35 metros, ela disponibiliza de 20 cabines e servirá para um espaço para fotos com vista aérea do Porto de Santos e outros pontos da cidade.


“Decidimos pela roda gigante móvel, pois estamos falando de um espaço multiuso. Futuramente vamos pôr outros atrativos, outras opções”, explicou Rogério.


A área dos antigos armazéns do Porto de Santos pertencia à União e foram cedidos para a Prefeitura, que elaborou o projeto do parque. Para essa primeira fase, foram investidos pouco mais de R$ 20 milhões a partir de recursos garantidos por dois Termos de Responsabilidade de Implantação de Medidas Mitigadoras ou Compensatórias (Trimmcs), firmados em 2023, com as empresas Cofco e Ecoporto.


Futuro


Ao todo, o calçadão do Parque Valongo terá um quilômetro, contemplando os seis antigos armazéns. Os espaços 1, 2 e 3, que também já foram cedidos ao município, representam a segunda fase do projeto.


De acordo com o prefeito, além da revitalização dos espaços, está prevista a construção de um novo boulevard, que vai conectar o Centro com o parque, a ser construído pela Fips (Ferrovia Interna do Porto de Santos).


Outra atração para os próximos anos será o restauro do Professor W. Besnard, o primeiro navio oceanográfico do Brasil a fazer viagem para a Antártida. Atualmente, ele se encontra atracado no Parque Valongo e futuramente será aberto para visitação do público após passar por etapa de restauração.





















Fonte: BeNews

Comments


bottom of page