top of page

Capitania dos Portos instaura inquérito para apurar batida de navio cargueiro durante manobra

A Capitania dos Portos de São Paulo (CPSP) instaurou um Inquérito de Acidentes e Fatos da Navegação (IAFN) para apurar as causas da batida do navio cargueiro CMA GCM Tanya, de bandeira de Malta, contra o cais do Ecoporto, no Porto de Santos, no litoral paulista. Conforme apurado pelo g1, a colisão aconteceu durante a manobra de atracação da embarcação.


Ao g1, o Ecoporto afirmou que houve uma batida no cais santista na tarde de quarta-feira (15). A Praticagem de São Paulo, por sua vez, explicou que a embarcação estava "girando" para atracar, quando apenas raspou na estrutura.


Em nota, a Marinha do Brasil, por meio da CPSP, informou que peritos foram designados para coletar mais informações e o inquérito foi instaurado para apurar as circunstâncias do acidente. Ainda de acordo com o órgão, não houve feridos ou grandes danos.


O acidente


As imagens obtidas pela equipe de reportagem mostram o momento em que o cargueiro bate na estrutura do cais santista. No momento do impacto uma espécie de fumaça pode ser notada. É possível ver também parte da embarcação danificada após o acidente.


De acordo com a Praticagem de São Paulo, não houve vazamento de óleo e as operações seguiram normalmente. Assim que deixar o complexo santista, a embarcação partirá com destino ao Porto de Singapura.


A entidade informou que divulgará novas informações sobre as circunstâncias do acidente após conclusão do relatório do profissional prático que acompanhava a manobra. O profissional é responsável por acompanhar e auxiliar o comandante na atracação.

O g1 entrou em contato com a empresa responsável pelo navio, que disse estar apurando a ocorrência.




























Fonte: G1

Comments


bottom of page