top of page

Caminhoneiros em greve protestam contra buracos nas vias de acesso ao Porto de Santos


Caminhoneiros que utilizam o acesso da Alemoa, em Santos, organizaram uma paralisação para cobrar o reparo das vias do bairro na manhã desta terça-feira (30). Segundo o sindicato da categoria, após as fortes chuvas que atingiram a região em janeiro, problemas como a abertura de crateras dificultam as atividades dos motoristas, que demandam ação da Prefeitura.

 

Segundo o presidente do Sindicato dos Transportadores Rodoviários Autônomos de Bens da Baixada Santista e Vale do Ribeira (Sindicam), Luciano Carvalho, trabalhadores da categoria estão sendo orientados a evitar as ruas da Alemoa até que os reparos sejam feitos. “Quem decide o horário (do encerramento da paralisação) é a Prefeitura. Quanto mais rápido ela tapar os buracos, mais rápido a categoria volta a trabalhar”, disse.

 

Carvalho afirma que a decisão foi tomada porque o problema não foi resolvido mesmo após tratativas com a Administração Municipal. “A gente já vem tratando com a Prefeitura há mais de nove meses a manutenção das vias, pedindo que mantenham o tapa-buracos (programa do município), que eles não têm seguido”, esclarece.

 

“A Alemoa está abandonada e a categoria decidiu cruzar os braços porque não têm condições de você sair para trabalhar e tomar prejuízo, podendo acontecer acidentes gravíssimos, até tombamento de caminhões por causa dessas crateras”, protesta o presidente do Sindicam. Por esse motivo, os trabalhadores estão em paralisação desde às 7h desta terça-feira.

 

Prefeitura responde

 

Em nota, a Prefeitura de Santos informou que o serviço de tapa-buracos, realizado pela Progresso e Desenvolvimento de Santos (Prodesan) foi intensificado na segunda-feira (29), quando as vias apresentaram condições de reparos após a trégua da chuva. A Administração Municipal ressalta que este foi o mês de janeiro mais chuvoso na cidade desde 2010, condição que contribuiu para o surgimento de buracos nas vias onde passam veículos pesados.

 

Ainda segundo a Prefeitura, os trabalhos nas vias da Alemoa continuam intensificados nesta terça-feira. A Administração ressaltou que está “em constante contato com o sindicato na busca de soluções para as demandas da categoria”.

 

Por fim, o município lembrou que, em setembro do ano passado, o prefeito Rogério Santos (Republicanos) garantiu com o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) o investimento de R$ 15 milhões para realizar obras de revitalização na Alemoa Industrial.

















Fonte: A Tribuna

Comentarios


bottom of page