top of page

Atividade portuária impulsiona aumento de 38% em abertura de empresas em Santos

O número de novas empresas em Santos, no litoral de São Paulo, cresceu 38% no ano passado em comparação com 2020. Em 2021, 6.687 empresas foram abertas contra 4.852 no ano anterior. O índice local, impulsionado pelas atividades ligadas ao Porto de Santos foi superior, no mesmo período, às médias nacional (19,7%), de acordo com dados do Ministério da Economia, e estadual (28,46%), segundo a Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp).

Em 2021, a atividade portuária, impulsionada pelas exportações de soja e fertilizantes, movimentou 147 milhões de toneladas de cargas. O Porto de Santos apresenta crescimento constante nos últimos 12 anos, o que torna o cenário propício para o crescimento empresarial do município.

Segundo os dados divulgados pela Autoridade Portuária (SPA), o crescimento anual foi acima da média do PIB para o período. De 2009 a 2021, o crescimento anual de tonelagem no Porto de Santos foi de 4,9%, já a taxa dos contêineres avançou 6,6%. No mesmo intervalo, o PIB brasileiro cresceu em média 1,1% ao ano, fatores que explicam a atração de empresas ligadas ao setor para Santos.

Em nota, o secretário municipal de finanças, Adriano Leocadio afirma que, além do impulso natural da atividade econômica com o final da pandemia, a desburocratização dos processos é o maior aliado do crescimento. A média para abertura de uma empresa no município é de três dias.






Fonte: G1

Comments


bottom of page